23 de outubro de 2011

a natureza

 



Cuidando do Mundo de Deus
Moisés Coppe

As crianças chegaram na Escola Dominical e após o lanche, a professora Iza
propôs:
– Hoje nós vamos começar nossa lição com um passeio para observar as belas
coisas da natureza ao redor. Nossa, foi a maior animação!
Por fim, as crianças foram até o pátio da Igreja, deitaram-se no gramado e começaram a observar o céu e as nuvens. Cada uma das nuvens sugeria uma
imagem diferente. Rebeca viu um elefante. Yan viu um menino andando de
bicicleta. Luca viu um porquinho. Zeca viu um vovô jogando bola e Talita viu um
imenso cachorro-quente. Quanta imaginação!!!
Como era divertido aquele momento. A
natureza estava ali ante os sentidos da
turminha. Os olhos contemplavam as
belezas. Os ouvidos captavam os sons
diversos dos insetos e pássaros. O cheiro
das flores invadia as narinas da turma. O
sabor das frutas ainda estava no paladar e
o corpo tocava na grama enquanto uma brisa
roçava seus rostos.
Dona Iza reuniu então a galerinha e leu a Bíblia no livro de Salmos, capítulo
24, versículo 1, que diz: “Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém; o mundo e
os que nele habitam”. Depois convidou Talita para ler I Coríntios, capítulo 3,
versículo 9a: “Somos cooperadores de Deus”.
– Eu sempre pensei na natureza como um presente de Deus para as pessoas,
mas pelo que diz este versículo, é só emprestada.
Comenta Zeca.
– Nossa, eu nunca tinha pensado nisso! Disse
Luca.
– Se tudo na terra é de Deus, então nós, seres
humanos, somos um tipo de zeladores? Pergunta
Rebeca.
– É isso mesmo, explica a professora: a Bíblia
fala que somos mordomos. Vocês lembram, nos
filmes, qual a função do mordomo?
A criançada dispara a falar:
– Cuidar.
– Guardar.
– Manter arrumado.
– Manter seguro.
– Isso mesmo gente, agora imaginem-se como
mordomos da criação de Deus. O que significa?
Pergunta a professora.
– Quer dizer que somos ajudantes de Deus no
cuidado da criação. Arrisca Yan.
– E que toda a natureza deve ser alvo de uma
ação especial de preservação, carinho e cuidado. Completa Luca.
– E como temos nos saído nessa missão?
– Nossa! Está tudo meio detonado. A gente precisa fazer algumas ações que
favoreçam a reconstrução do nosso
mundo. Fala Zeca.
Talita logo se levanta e diz:
– Beleza. E quando a gente começa?
Yan segura a mão de Talita e responde:
– Agora!!! É isso galera, vamos nessa.
A gente tem que trabalhar nesta
reconstrução. Por meio de pequenas
ações a gente começa a mudar as
coisas.


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Que recado a história traz para nós?
Hora da meninada se expressar.
Trazer uma caixa de presente e passar de mão em mão.
Perguntar: E então, nós também vemos o nosso mundo como
um presente que recebemos e fazemos com ele o que bem
entendemos?
Vamos ver o que a Bíblia fala para nós? Tirar a tampa da
caixa e pedir para as crianças abrirem os "recados de Deus pra nós" e irem lendo
por ordem de numeração. A cada texto comente com as crianças.
Comece dizendo que apesar de não usar o termo "ecologia", a Bíblia tem mais
de mil referências à terra! Nesses textos, notamos um profundo respeito e amor
por este planeta que é o nosso lar. Certifique-se de que todos sabem o que é
ecologia - “ciência que estuda as relações que existem entre os seres vivos e seu
habitat (o lugar onde vivem)” e fixe um cartaz com esta definição.

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Que recado a história
traz para nós?
Hora da meninada se expressar.
Trazer uma caixa de presente e passar de mão em mão.
Perguntar: E então, nós também vemos o nosso mundo como
um presente que recebemos e fazemos com ele o que bem
entendemos?
Vamos ver o que a Bíblia fala para nós? Tirar a tampa da
caixa e pedir para as crianças abrirem os "recados de Deus pra nós" e irem lendo
por ordem de numeração. A cada texto comente com as crianças.
Comece dizendo que apesar de não usar o termo "ecologia", a Bíblia tem mais
de mil referências à terra! Nesses textos, notamos um profundo respeito e amor
por este planeta que é o nosso lar. Certifique-se de que todos sabem o que é
ecologia - “ciência que estuda as relações que existem entre os seres vivos e seu
habitat (o lugar onde vivem)” e fixe um cartaz com esta definição.

5) Gênesis 1.28 – “Deus abençoou o homem e a mulher e lhes disse: sede
fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do
mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra.”
Este texto indica que o ser humano é soberano na terra e pode fazer o que
quiser?
Não! Sujeitar e dominar não significam abusar. Sujeitar é construiur açudes,
descobrir e inventar usos para os recursos naturais, nos tornando co-criadores
com Deus. Dominar é amansar animais para fazer companhia ou ajudar na
lavoura.
6) Gênesis 2.15 – “Tomou o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do
Éden para o cultivar e guardar.”
Somos mordomos.
Sujeitar, dominar, cultivar, guardar. Deus nos confiou todas essas funções
para que fôssemos colaboradores, e assim todas as partes do mundo vivessem
em harmonia.
7) Salmo 8.5,6 – “Fizeste o homem, por um pouco, menos do que Deus. Deste-lhe
domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste.”
Esta declaração é motivo de orgulho, arrogância?
Não! É motivo de responsabilidade.
Como cristãos, somos mordomos do meio ambiente, amando-o e cuidando
dele. Não podemos, como donos/as egoístas e exploradore/as, fazer o que bem
entendemos sem considerar aqueles/as que virão depois de nós, e aqueles/as
que nos rodeiam agora.
Não devemos perder tempo. É chegada a hora de cada um/a dar a sua
contribuição, porque no meio ambiente tudo e todos/as estão dentro de um mesmo
“espaço”. Não adianta alguém dizer que “isso não é comigo”. Alguém poderá não
ser o responsável por cometer algum crime ambiental, mas certamente todos/as
nós sofreremos as conseqüências.

10) Versículo para memorizar:
Há um versículo que nos acompanhará durante todos estes dias. Vamos memorizar?
“Somos cooperadores de Deus.” I Coríntios 3.9a

Hora da criatividade
Assim como Deus fez o mundo com tanta criatividade e beleza, nós, seus filhos
e filhas, vamos realizar agora o nosso momento de criatividade. Mão na massa!
“Somos cooperadores de Deus.” I Coríntios 3.9a



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Xilogravura (carimbo de isopor)
Escolha um dos versículos estudados e escreva embaixo.
Anexe/grampeie "os 10 mandamentos de amor à terra" (texto do “fique ligado/a”
deste encontro) e diga às crianças que é para lerem com a família. Para uma ação
efetiva, que envolve mudança de hábitos, é muito importante envolver a família.
• Hora de brincar: Para os momentos de lanche e recreação, vocês poderão
alternar as atividades, enquanto um grupo lancha o outro brinca e assim por
diante. Sugestões em anexo.
• Hora de repor as energias: lanche (privilegie alimentos naturais, sucos de fruta, etc.)
• Encerramento
• Despedida
Material: Bandejas de isopor, palitos variados, 1
colher de sopa de guache, rolinhos ou pincéis, tesoura
e pano para limpar as mãos.
Desenvolvimento:
1. Corte as abas da bandeja de isopor; com o lápis
bem apontado passe o desenho para o isopor deixando
sulcos; com o palito aprofunde as marcas aumentando
os sulcos sem furar o isopor.
2. Coloque em uma outra bandeja de isopor um
pouco de guache, espalhando-o numa camada fina;
passe o rolinho no guache, preenchendo-o completamente
com a tinta; passe o rolinho sobre o desenho no isopor.
3. Vire o desenho sobre o papel sulfite e aperte-o
para imprimir; retire o isopor com cuidado, puxando-o
na diagonal pela ponta. Deixe secar.



Livrinho do Meio Ambiente:
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Um comentário:

  1. Olá tia Lu!!!
    Quanta riqueza nesse blog!
    Parabéns! Deus abençoe!!!!
    Já estou seguindo.
    Quero te convidar a seguir o meu também! Ficarei muito feliz!!!
    www.tiasdaescolinha.blogspot.com
    :-) Sandra.

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