Maria e Marta
Lucas 10.38-42
Maria, Marta e seu irmão Lázaro eram amigos de Jesus.
Um dia Jesus foi visitá-los. Maria sentou-se aos pés de Jesus e o ouviu durante muito tempo.
Enquanto isso, Marta estava ocupada, cozinhando e limpando. Havia muitas tarefas para fazer!
De tanto Maria ouvir Jesus, Marta ficou aborrecida. Ela disse: “Eu estou tão ocupada na cozinha enquanto Maria não faz nada!”
“Jesus, por favor, diga para minha irmã me ajudar”, Marta reclamou.
“Marta, Marta”, disse Jesus. “Você não deveria ficar chateada, pois Maria escolheu o que é melhor. Ela está me ouvindo.”
Como o texto da Bíblia para Principiantes é bem curto e próprio para essa idade, você pode complementar com um estudo bíblico! Segue comentário da Bíblia 'Vida Nova'. Em vez de nervosa pela preocupação de preparar e servir um banquete digno do Senhor Jesus, uma ação era suficiente e Maria escolhera a boa parte (Atos 6.2-4), o banquete espiritual. Cristo se alegra em servir (Marcos 10.45), não em ser servido (João 4.32-34). Isso contradiz o evangelho social, que poderia surgir de uma interpretação limitada e equivocada do ‘bom samaritano’.
ANEXOS
Sementes e Semeadores
Os Cinco Amigos
Texto Marcos 2.1-12
p/Memorizar Marcos 5.36
“Não tema, crê somente!”
Jesus havia chegado a Cafarnaum. As pessoas ficaram alvoroçadas. Elas querem ouvir os ensinamentos do Mestre. Quando descobriram que ele estava em casa, correram até lá. Não queriam perder a oportunidade de ficar ao lado de Jesus. Eu também correria até ele. E vocês?
Em Cafarnaum, havia um homem que também queria muito correr até Jesus. Ele correria, se pudesse... Mas esse homem era paralítico (figura 41A). O que é mesmo uma pessoa paralítica? É alguém que tem um tipo de paralisia, que, muitas vezes, o impossibilita de se movimentar ou andar. Por que vocês acham que o paralítico queria ver Jesus? Seu desejo era ficar curado. Esse homem devia sonhar com isso. Acho que era o grande sonho da vida dele. Mas de que forma chegaria até Jesus, já que não podia andar?
Também moravam naquela cidade alguns homens que sonhavam em ver o paralítico andando. Eles eram quatro amigos (figura 41B). Eles resolveram levar o amigo até Jesus. Os quatros amigos estavam entusiasmados com a possibilidade de aquele homem ver Jesus.
Mas, ao se aproximarem da casa, viram que não seria nada fácil entrar com o paralítico. A casa estava muito, muito cheia. Gente de toda parte estava ali. Eles nem conseguiam ver direito pela janela, por causa da grande quantidade de pessoas dentro da casa.
Mas eles não desistiram. Colocaram a cabeça para funcionar. Aqueles quatro amigos estavam com um grande problema para resolver. Vamos às hipóteses: o que vocês acham que eles deveriam fazer? Depois de pensarem, tiveram uma grande idéia. “Vamos subir as escadas que nos levarão até o telhado”. Naquela região, a maioria das casas tinha a forma de um quadrado. E subiram, subiram, subiram. Não deve ter sido nada fácil carregar o paralítico até o telhado. Pensem no peso. Pensem no tamanho do leito, ou seja, do lugar onde ele estava deitado. Devia ser grande e difícil de carregar em uma escada. Puxa! Que trabalho! Mas esses homens fizeram tudo isso. Chegaram ao telhado. E agora?
Ah! Esses amigos foram muito criativos, pensaram em tudo! (figura 41C ) Eles fizeram uma abertura, com muito cuidado, naquele telhado, como se fosse um quadrado ou uma janela. Eles prenderam cordas na esteira onde o paralítico estava deitado e o desceram bem em cima da direção onde Jesus estava.
Desceram o homem e ele ficou pertinho de Jesus! E isso surpreendeu á todos.
Aqueles quatro amigos tinham fé e acreditavam que Jesus podia socorrer o paralítico. Jesus entendeu isso. Então, disse ao paralítico: “Filho os teus pecados estão perdoados!” Alguns líderes religiosos pensaram assim: “Quem ele pense que é?” Como Jesus já sabia o que eles estavam pensando, surpreendeu-os ainda mais quando falou novamente ao paralítico: “Você está curado.” Nesse momento o homem se levantou (figura 41D).
Ele começou a andar. Era um milagre! Não sei quem comemorou mais: se foi o paralítico ou se foram seus amigos(figura 41E)
Eram grande o contentamento de todos. Como foi valioso a determinação e ajuda dos amigos.
Anexos
A Tentação de Jesus
Nova coleção de Lições Bíblicas da Editora Arco!
São oito (8) novos títulos!
1) A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém;
2) O nascimento de Moisés; 3) Jesus Volta a Nazaré
4) Esaú e Jacó; 5) Débora; 6) O Paraíso Perdido
7) Pedro e João Realizam Milagres e 8) A Tentação de Jesus.
(Mig) Mais uma prova professora? Pra que tanta prova? (Professora) A prova mostra o que o aluno sabe! (Mig) Acho muita prova... (Professora) Eu só dou prova quando tem assunto novo e os alunos precisam de um incentivo extra para estudar!
Bem no começo de sua vida pública, Jesus foi batizado por seu primo, João Batista. Depois disso o Espírito Santo impeliu Jesus ao deserto, com o objetivo específico de expô-lo à tentação. Mesmo sendo o filho de Deus ele precisava, como todo homem, ser provado, para que todos vissem como ele se sairia.
Ele saiu para um lugar seco e árido, onde não havia nada, nem ninguém. Só havia uns arbustos esturricados e alguns animais peçonhentos. Durante quarenta dias e quarenta noites ele estava de jejum – sem comer e sem beber nada – orando e falando com Deus. No final a fome o incomodava muito!
Vendo o Diabo que Jesus estava muito fraco devido ao longo período de Jejum, ele resolveu aproveitar este momento. Esta era a oportunidade! Ele tinha que usar toda a sua habilidade, e não aparecer em pessoa, com chifres e tudo, mas apenas sugerir, como se fosse um mero pensamento!
Sutilmente sussurrou: - Será que o Pai não se esqueceu e não cuida mais de você? –Basta uma ordem sua e estas pedras que estão a sua frente poderiam se tornar em pão. Pão gostoso, fresquinho, igualzinho aos de usa mãe. Hmmmm! Tudo estaria resolvido!
Jesus pensou adiante e logo se lembrou que nas Sagradas Escrituras estava escrito que ‘não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus Pai!’ Às vezes, a ocupação com as coisas aqui da terra atrapalha o andamento das coisas celestiais, e, assim sendo, isto deve ser evitado.
O diabo não desistiu! Jesus estava fraco, e esta era a hora. Ele logo veio com outra história, pondo em dúvida de quem Jesus era de fato. Ele disse a Jesus: - Prove que você é o filho de Deus. Prove que você não é um homem qualquer, para que todos saibam que você é Deus!
De maneira bem convincente, o Diabo citou as Escrituras Sagradas, dizendo: - Não está escrito que Deus cuidaria de seu filho? Pois então, pule do alto do templo em Jerusalém, e todos o verão como os anjos do seu pai cuidam de você!
- Você já tem certeza do amor do seu pai por você e sabe que Deus não vai deixar que você morra. Os anjos o sustentarão no ar, e você não sofrerá um único arranhão sequer. Agora você tem a chance de provar isto a todos em Jerusalém e ninguém mais duvidará, que você é de fato o filho de Deus!
Jesus respondeu ao Diabo citando novamente as Escrituras: - Mas também está escrito nas Sagradas escrituras que não devemos provar a Deus! Este não é o tipo de coisa que devemos solicitar a Deus!
Novamente o Diabo procurou uma brecha pela qual ele pudesse seduzir a Jesus. Jesus estava tão isolado, tão pobre, tão desamparado... Então lhe veio uma nova idéia: ele própria a Jesus um caminho mais fácil, que evitaria muito sofrimento. Ele tinha uma idéia grandiosa, e, com certeza, pagaria Jesus de jeito!
O Diabo levou Jesus a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. Chegou a Jesus e propôs: - Eu farei de você um Rei poderoso, todos os reinos deste mundo te servirão e te adorarão. Eu te darei toda autoridade sobre eles e toda sua glória.
– Eu posso fazer isso porque todos os reinos me foram dados e eu posso dá-los a quem eu quiser! Basta apenas que você se ajoelhe diante de mim e me adore! É muito simples e muito rápido, e você não precisará trilhar um caminho de dor! Depois que você for rei, fará o que eu quiser!
Mas Jesus ficou indignado e percebeu a armadilha que o Diabo estava armando. Mais do que depressa, ele respondeu: - Sai de perto Satanás! Nas Escrituras está bem claro que o único ser que devemos adorar é a Deus e a ninguém mais!
Finalmente, o Diabo se calou. Agora ele sabia que tipo de Rei Jesus seria: ele não seria um Rei autoritário, mas um Rei que serve. Não seria um Rei que manda em todas as pessoas. Mas seria um rei que sofreria por elas. Então os anjos vieram e serviram a Jesus.
(Mig) Pronto! Já terminei, professora! (Professora) Que rápido Mig! Sabia tudo ou não sabia nada? (Mig) Hoje eu sabia tudo. Como é gostoso quando se faz uma boa prova! (Professora) Este é o lado bom disto, Mig. Tiago o irmão de Jesus disse que as provas na vida deveriam ser motivo de alegria, pois passando por elas as pessoas ficam mais maduras e crescem na fé! Esta história está baseada na Bíblia, você pode conferir em Mateus 4.1-11;
Marcos 1.12-13 e Lucas 4.1-56
Milagres de JESUS
Uma festa de casamento
Texto base João 2.1-11
P/ Memorizar
"Fazei tudo quanto Ele vos disser!" João 2.5
O homem agradecido
Texto base Lucas 17.11-19
p/memorizar
"Sede agredecidos!"
Colossenses 3.15
Para apoio leia também Levítico 13.2-9;
13.5-44; 14.2; 17.14; Mateus 5.17; Lucas 14.3-32
Lucas 17.12-14; Romanos 10.13
Curada da febre
Texto base Mateus 8.14-17
p/Memorizar
"E, tocou-lhe na mão, e a febre a deixou!"Mateus 8.15
O homem na piscina
Texto base João 5.1-16
p/Memorizar
"É Ele quem sara todas as suas enfermidades!"João 5.8
(Apoio Mateus 12.11-12; Marcos 2.27-28; João 5.2)
Entrando pelo teto
Texto base Lucas 5.17-27
p/Memorizar
"Porque, aquele que pede, recebe!"Mateus 7.8
Do pouco fez muito
Texto base Mateus 14.13-21; João 6.1-15
p/Memorizar
"Porque para Deus nada é impossível!"Lucas 1.37
Estas imagens compõem antigas revistas da editora Betel.
Essa é uma Editora das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira. Diretor de Publicações: Pr. Abner de Cássio Ferreira; Redatora: Telma Bueno. Conheça o novo currículo da Editora Betel no site:
Todas as revistas vêm com encarte de visuais.
Obs. Ore, medite, busque mais referências e comentários em Bíblias de estudo! Permita que o Espírito Santo conduza o ensino da melhor maneira possível!
Que Deus abençoe a todos
ATOS
Vento e fogo
Texto Base: Atos 2
Para Memorizar:
“Mas vós sereis batizados
com o Espírito Santo”
Atos 1.5
Levanta e anda!
Texto Base:
Atos 3.1-10; 5.12-16
Para Memorizar:
“Em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda!” Atos 3.6
Servindo ao Senhor
Texto Base: Atos 6.1-7
Para Memorizar:
“Servi ao Senhor com alegria!”
Salmo 100.2
O diácono corajoso
Texto Base: Atos 6 e 7
Para Memorizar:
“Viu a glória de Deus, e JESUS!”
Atos 7.55
Uma nova amizade
Texto Base: Atos 8.26-40
Para Memorizar:
“Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus” Atos 8.37
Uma costureira bondosa
Texto Base: Atos 9.36-40
Para Memorizar:
“Eu sou a ressurreição e a vida!” João 11.25
Jesus ama a todos (Cornélio)
Texto Base: Atos 10.1-6; 44-48
Para Memorizar:
“A todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos ilhós de Deus” João 1.12
Um grande clarão
Texto Base: Atos 9.1-19
Para Memorizar:
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas!” Romanos 4.7
Cuidado!
Texto Base: Atos 9.20-30
Para Memorizar:
“E graças a Deus que nos faz triunfar em Cristo”
I Coríntios 2.14
Falando do amor de Jesus (Missões)
Texto Base: Atos 13 a 15
Para Memorizar:
“Fazei discípulos de todas as nações!” Mateus 28.19
Cantando na prisão
Texto Base: Atos 16.19-40
Para Memorizar: “Dando sempre graças por tudo!” Efésios 5.20
Crente preso?
Texto Base: Atos 21 a 23
Para Memorizar:
“O Senhor teu Deus é contigo!” Josué 1.9
Falando do amor de Deus
Texto Base: Mateus 28.18-20
Para Memorizar:
muito capricho!
ResponderExcluir